Petrópolis, RJ – a “Cidade Imperial”. Quando ir, quanto tempo ficar e dicas de roteiros de até 3 dias.

Petrópolis é a maior cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, com aproximadamente 300 mil habitantes (censo 2010). Fica a pouco mais 60 km da capital do estado e a mais de 800 metros de altitude. É ideal para uma viagem bate e volta – um ou dois dias são suficientes para conhecer todos os seus atrativos.

É conhecida principalmente por sua importância histórica – é onde D. Pedro II e sua família passavam os verões e é parte do Caminho Novo da Estrada Real – e por ainda conservar características do tempo do império.

Para custos e informações detalhadas das atrações, visite o diário de bordo da viagem: Petrópolis Dia 1 | Petrópolis Dias 2 e 3

Palácio Quitandinha - Petrópolis

A cidade foi “descoberta” por D. Pedro I numa viagem rumo a Vila Rica (Ouro Preto). Na ocasião, o Imperador esteve hospedado na fazenda de um padre e se apaixonou pela região. Acabou comprando uma fazendo vizinha – a Fazenda do Córrego Seco, que renomeou de Fazenda da Concórdia, onde pretendia construir o Palácio da Concórdia, que viria ser a residência de verão da família. A cidade foi construída muitos anos mais tarde por decreto de D. Pedro II, sendo assim uma das primeiras cidades projetadas do Brasil. A origem do nome da cidade vem do latin Petrus (Pedro) + Pólis (“cidade” em grego), ou Cidade de Pedro.

Quanto tempo ficar e dicas de roteiros

Para viajantes mais objetivos e que estejam interessados em turismo histórico, um dia* é mais que suficiente, pois nenhum dos museus é muito grande e as atrações são todas muito próximas umas das outras.

Sugestão de roteiro de um dia: Palácio Quitandinha, Avenida Koeller desde a Praça Ruy Barbosa até a Catedral de São Pedro de Alcântara, Museu Imperial e Casa de Santos Dumont;

Sugestão de roteiro de dois dias: incluiria ao roteiro acima (que poderá ser feito com mais calma), uma caminhada mais extensa pelas ruas do centro histórico para observar as praças, os palácios e castelos da cidade (que não são poucos!), aproveitando para entrar naqueles que estão abertos à visitação (Palácio Rio Negro, Palácio Amarelo), a Cervejaria Bohemia, o Castelo de Cristal, o Museu de Cera e à noite o espetáculo Som e Luz no Museu Imperial;

Sugestão de roteiro de três dias: Com mais um dia é possível gastar algumas horas na Rua Teresa, visitar o Museu da FEB e a Casa do Colono Alemão.

Se for de carro, considere uma parada no Mirante do Cristo, que fica bem no meio da Serra.

*Considero como um dia inteiro passeio iniciado pouco antes das 9h da manhã e finalizado entre 18h e 19h.

Quando ir

Evitar épocas chuvosas – verão principalmente. Por se tratar de área montanhosa, a cidade costuma sofrer enchentes, deslizamentos e outros prejuízos quando as chuvas são intensas. Se o objetivo da viagem for o turismo histórico, evitar também a Bauernfest, que acontece normalmente entre junho e julho, pois a cidade fica lotada e mais cara.

Uma dica para economizar e não ter que disputar espaço pra foto visitar a cidade com calma é ir em dias úteis, pois os hotéis costumam dobrar de preço nos feriados e fins de semanas, além de ser necessário reservar com mais antecedência.

Como chegar

De carro – via BR 040 vindo de Belo Horizonte ou Rio de Janeiro e via BR-116, BR-493 e BR-040 vindo de São Paulo;

De ônibus – há diversas empresas que fazem o trajeto direto saindo das principais rodoviárias das três capitais;

De avião – Não há aeroportos em Petrópolis. O acesso é pelos aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão). Também não há linhas de transporte público que façam o trajeto até lá. É necessário alugar um carro ou se dirigir à rodoviária Novo Rio, que é de onde saem os ônibus para a cidade.

Fontes:
Fotos – Wikimedia Commons (infelizmente perdi todas as fotos da viagem)
Site da Prefeitura de Petrópolis – http://www.petropolis.rj.gov.br/
IBGE Cidades – http://cod.ibge.gov.br/83W

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s