Tour Astronomico – Deserto do Atacama

O tur astronômico tem que ser reservado com pelo menos um dia de antecedência e pode ser em inglês, espanhol ou francês. No dia do tour você tem que voltar à loja para confirmar a reserva e pagar os 18.000 pesos por pessoa. Há três opções de horário: no verão o primeiro é as 21h e no inverno as 19h. Escolhemos o segundo horário, 23h, em inglês. As 22h45, sem atraso, um ônibus veio nos buscar na esquina da Caracoles com a Domingo Attienza. O observatório fica a menos de 10 min de distância. A primeira parte do passeio é um aulão geral de astronomia dada pelo astrônomo francês Alain Maury, que nos ensina a identificar as estrelas e as constelações a olho nu. Antes de começar a apresentação eles distribuem cobertores para as pessoas que não estiverem aguentando o frio.

Tour Astronomico - Deserto do Atacama

Tour Astronomico – Deserto do Atacama [Fonte: Google Images]

Durante essa explicação, que é muito bem-humorada, o astrônomo faz algumas demonstrações, como por exemplo, dos movimentos de rotação e translação. Daí vem uma “dica”: essa parte é num breu total e ninguém vê ninguém, exceto pessoas que estejam de branco – nesse caso, eu. Por conta disso, eu fui pega para “interpretar” as demonstrações, já que eu era a única coisa visível ali. Imaginem-se fazendo movimentos de translação e rotação no meio de um círculo de 30 pessoas…

Tour Astronomico - Deserto do Atacama

Telescópios [Fonte: Spaceobs.com]

A segunda parte é nos nove telescópios gigantes, o maior observatório público de toda a América do Sul. Alguns são tão grandes que é preciso subir numa escada. O astrônomo faz mais algumas explicações e depois deixa o público livre pra observar através de cada um com calma e quantas vezes quiser.

Tour Astronomico

Tour Astronomico [Fonte: Spaceobs.com]

O passeio termina dentro de uma sala, numa sessão de perguntas e respostas e bebidas calientes para amenizar o frio.

No final o ônibus nos leva de volta para o ponto de encontro inicial.

Inicialmente quando li sobre esse passeio, achei caro e que talvez não valesse a pena, mas hoje eu digo com toda certeza que vale e muito. O visual é inacreditável, todo o passeio em si é muito interessante. O tal astrônomo francês é super bem-humorado. Toda a apresentação é bem descontraída e descomplicada, o inglês e o espanhol dele são claríssimos – mesmo pra quem entende pouco de qualquer um dos dois idiomas e provavelmente é algo completamente diferente de tudo o que você já fez. Eu acho totalmente válido para uma completa “experiência do Deserto do Atacama“.

Site: http://www.spaceobs.com/

Anúncios

3 Respostas para “Tour Astronomico – Deserto do Atacama

  1. gostei muito do site. Bastante explicativo e direto. Típico, para quem precisa das informações mais básicas. Mas, gostaria de saber, por gentileza, com relação aos guias turísticos, e as hospedagens.
    abraço!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s