Lagunas Altiplanicas – Deserto do Atacama

O 2º dia de viagem incluía as Lagunas Altiplanicas, Laguna Chaxas (Parque Nacional dos Flamingos) e o povoado de Toconao.

Em questão de visual, numa escala de preferência entre os quatro principais passeios, esse seria o último da minha lista. É o passeio mais “normal” dos quatro. Não digo que não seja muito legal, é sim, só que achei os outros muito mais espetaculares e surpreendentes. Os outros são coisas que você não vê em qualquer lugar. Mas não se enganem, o visual é deslumbrante e o passeio é sim indispensável.

Pontualmente as 7h o ônibus da agência estava na porta do nosso hostel. A primeira parada é no meio do nada, para o café-da-manhã (incluído no pacote) e uma longa aula de história – este lugar tinha um nome e uma razão de ser, mas infelizmente eu não me lembro.

Depois de mais de uma hora de muito bate-papo seguimos, enfim, para o nosso destino principal: as lagunas Miscanti e Miñiques. As Lagunas Altiplanicas, como o nome já diz, ficam a mais de 4 mil metros de altitude. Foi o nosso primeiro contato com as alturas, já que não sentimos nada nos 2.400 metros de San Pedro. A sensação nem é lá das piores, só um cansaço fora do normal e certa dificuldade pra respirar. O passeio não exige muito de você, é todo de carro e há um mirante em ambas para você ficar sentado admirando a paisagem. O valor do ingresso é de 2.000 pesos chilenos. Eu fui em janeiro, auge do verão, e mesmo assim lá fazia um belo friozinho.

O visual é literalmente de tirar o fôlego 😛 Todas as fotos saem como quadros, são surreais. Você não precisa ser um ótimo fotógrafo ou ter uma super máquina, a “modelo” faz todo o trabalho sozinha.

Uma das razões pela qual eu disse que essa seria a ultima atração da minha lista é a distância em que ficamos das lagunas. Segundo o guia, não podíamos descer ou chegar mais perto por causa das “leis indígenas”. Claro que a gente respeita, mas eu bem que vi uns grupos de turistas independentes descendo até lá.

De lá seguimos para a laguna Chaxa, mais 2.000 pesos chilenos para ver milhares de flamingos bem de pertinho e sentir um cheirinho nada agradável.

Lagunas Chaxas

Flamingos nas Lagunas Chaxas

A última parada é no povoado de Toconao, a 38k de San Pedro. É uma cidadezinha bem pequena. A única atração é a igrejinha na praça central, de 1744, toda construída de pedra vulcânica.

Chegamos de volta a San Pedro por volta das 14h e almoçamos no restaurante Taterka, também na Caracoles. Comemos um pollo con papas fritas y ensalada (frango com batatas fritas e salada), com uma super sopa de entrada e mais uns pãezinhos para tira-gosto por 7.000 o prato. Detalhe: o frango é INTEIRO e o prato é individual (tudo isso aí está incluído no prato). Daria perfeitamente pra dividir pra dois e ainda assim ficaríamos super satisfeitos. E aceitam todos os cartões!

Depois do almoço aproveitamos para reservar logo o Tour Astronomico e apesar de o passeio ter acabado cedo, optamos por descansar e dormir, pois o dia seguinte começaria ainda de madrugada – saída do hostel as 4h, para os Geyser del Tatio.

(continua…)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s