Pukara de Quitor – Deserto do Atacama

No nosso último dia de Deserto do Atacama, antes de partirmos para a Bolívia, acordamos cedo para fazermos nosso primeiro e único passeio por conta própria. Alugamos bikes e partimos a caminho das ruínas Pukara de Quitor (Fortaleza de Quitor em quéchua), que ficam a apenas 3km de San Pedro. O caminho é todo bem tranquilo e super bem sinalizado. Dá pra ver pelo Google Maps, inclusive – é só seguir pela rua Domingo Atienza, que é logo depois da Toconao, praticamente o tempo todo em uma reta.

Aluguel de bicicletas – pesquisamos em várias lojas nos arredores da Caracoles. Como tudo lá, os preços eram os mais variados possível, sem contar que grande parte do comércio lá só abre depois das 9h ou 10h e normalmente cobravam por tempo. Essa loja abria às 8h e nos cobraram 5.000 pesos por cada uma pelo dia inteiro – ganhou pelo preço e pelo horário. Não me lembro o nome da loja, mas era na rua Toconao, na direção contrária à que dá na praça principal. A loja é a 3º ou 4º no lado esquerdo, fica cheia de bicicletas do lado de fora. Os donos são todos jovens e tem dois irmãos gêmeos, é fácil reconhecer.

A fortaleza, que foi erguida nas proximidades do rio San Pedro, leva esse nome pois foi construída por um povo pré-hispânico chamado “Ayllu de Quitor”, lá no século XII.

O passeio é válido por duas razões: a proximidade do centro da cidade e, principalmente, pela vista panorâmica que se tem lá de cima. Toda a cidade de San Pedro e vários vulcões, entre eles o Licancabur.

São duas subidas, a primeira mais leve, por dentro da fortaleza, que nem é tão alta assim. Em 20 minutos você chega ao cume sem crises (palavras de uma sedentária). A segunda sim, é no modo HARD. Apesar de não oferecer dificuldade alguma, é uma subida MUITO extensa e toda em zigue-zague (assim mesmo, em negrito, caixa-alta e sublinhado), além de ser toda a céu aberto, o que não ajuda em nada, afinal, já não bastasse os mais de 2.000 metros de altitude de San Pedro, ainda é um deserto! Por isso eu recomendo deixar este passeio para o último dia.

Pukara de Quitor

Pukara de Quitor

Valor da entrada: 2.500 pesos chilenos

Nós começamos a primeira subida – ainda sem saber da existência da segunda – por volta das 9h. Subimos parando, tirando centenas de fotos, curtindo cada cubiculozinho e pouco depois das 10h já estávamos de volta lá embaixo. É durante essa subida que você vê o zigue-zague e tem uma noção da imensidão da outra.

Pukara de Quitor

A 2º subida – Pukara de Quitor

Descemos, respiramos um pouquinho e já subimos logo a outra, também bem devagar e com calma. O caminho de subida mesmo não oferece outro atrativo além da visão. Lá se foram quase 1h30 de subida debaixo do sol escaldante do deserto. É bom saber que você vai enfrentar essa maratona toda pelo visual sensacional mesmo, não suba esperando uma bela ruína ou coisa do tipo, ou vai se decepcionar amargamente.

Até a descida é cansativa, é “estrada” que não acaba mais. E como boa sedentária, eu não podia deixar de fazer a minha vergonha do dia: foi acabar o passeio, pisar lá embaixo que eu comecei a tremer e ter vertigem, deitei num banco e dei um belo teto-preto, assustando todo mundo que estava lá. Nada que uma coca-cola e um alfajor (únicas coisas que tinham pra comprar lá) não resolvessem. Triste foi voltar depois de um breve desmaio, ainda meio zonza, de bicicleta debaixo do sol de 13h. Por essas e outras, sugiro levar bastante água e o que comer, não há absolutamente nada por perto, caso você precise ser “ressuscitado” como eu 😛 Também indico tentar começar um pouco mais cedo que nós, por volta das 7h ou 8h, pra “economizar” na exposição ao sol. Ah! Imprescindível tomar um banho de protetor solar.

Pukara de Quitor

Pukara de Quitor

Voltamos para o hostel, almoçamos e eu literalmente morri até quase as 16h, horário marcado para o nosso último passeio: Lagunar Cejar e o Salar de Atacama.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s