Próxima parada: Peru

Como vocês podem notar aqui à direita, meu próximo destino é o Peru!

Farei uma curta viagem agora em setembro/2013, passando por Lima, Cusco, Puno e as Ilhas Flutuantes, Valle Sagrado, Aguas Calientes e Machu Picchu.

Consegui ótimos preços de passagens pela decolar.com ainda no inicio desse ano, mas acabou que o barato saiu caro. Como estou indo de férias do trabalho e meu tempo é limitado, por causa dos péssimos horários dos voos, terei apenas 9 dias (perderei dois dias inteiros em aeroportos). Talvez fosse mais vantajoso pagar um pouco mais caro por horários mais flexíveis. Enfim, mais um aprendizado.

O Peru é um país com opções pra se passar um mês ou mais tranquilamente, é um país maravilhoso com muitas coisas legais pra se ver. Isso tem dificultado e muito o meu planejamento.

Mas uma coisa eu aprendi nessas últimas experiências: entre fazer uma viagem corrida e conhecer um monte de lugares superficialmente e cansada ou fazer um roteiro mais curto, mas muito mais bem curtido e trabalhado, com toda certeza eu escolho a 2º opção. Prefiro reduzir o meu roteiro e me dedicar melhor ao que estiver mais ao alcance do meu objetivo principal, que nesse caso é Machu Picchu. Por conta disso, infelizmente tive que abrir mão de Arequipa, que vai ficar pra uma próxima oportunidade. Achei que seria um pecado passar por lá correndo, vai ficar guardada pra uma próxima viagem, que será dedicada principalmente a ela.

Vou dividir com vocês o roteiro, que ainda não é definitivo, contando com suas sugestões e dicas, pois tem sido muito difícil decidir o que fazer e do que abrir mão.

1º dia – Chego em Lima no fim do dia, infelizmente o plano é ir direto para o hotel e descansar para o dia seguinte

2º dia – Lima

3º dia – Lima ou Ica

4º dia – Saída de Lima as 10:50 pela LAN, previsão de chegada a Cusco as 12:10. Tirarei essa primeira tarde pra contratar os próximos passeios, comprar tickets, passagens, etc.

5º dia – Partida em ônibus turístico para Puno pela Ruta del Sol. Saída as 7:15 com paradas em Andahuaylillas, Rqchi, Sicuani, La Raya e Pukara, por 50 dólares pela empresa Wonder Peru Expedition, que inclui refeições e entradas. A previsão de chegada a Puno é às 17:00. Aproveitaremos esse fim de tarde para rodar pelas agências e contratar o passeio paras as Ilhas para o dia seguinte.

6º dia – Passeio pelas Ilhas Uros e Taquiles. Pretendo voltar ainda no mesmo dia para Cusco, pela Cruz del Sur, saída de lá as 22:00.

7º dia – Cusco

8º dia – Cusco

9º dia – Valle Sagrado e partida para Aguas Calientes por Ollantaytambo, de trem, as 19:00.

10º dia – Macchu Picchu e Wayna Picchu. Nessa parte é onde fica minha maior dúvida. Meu voo sai de Cusco as 5:40 da manhã do ultimo dia, por isso pretendo voltar de MP ainda no mesmo dia. Há duas opções, as 18:10 ou as 21:30.

Na primeira opção eu teria que sair de Machu Picchu antes das 17:00 (hora que o parque fecha), pra não correr o risco de perder o trem, chegando em Ollantaytambo as 19:45. As 21:10 sai o último ônibus para Cusco.

Na segunda opção, curto Machu Picchu até o último minuto, faço um lanche com calma em Aguas Calientes e chego a Ollantaytambo as 23h01. O problema é que neste horário não há mais ônibus para Cusco. Não sei se é seguro pegar um táxi a essa hora. Não posso correr o risco de ter que dormir lá, pois o voo sai muito cedo.

Uma resposta para “Próxima parada: Peru

Comentários

